Como Melhorar Durabilidade da Bateria do Tablet (iPad, Galaxy Tab etc)

Se você possui Tablet sabe que a bateria de alguns deles não é lá essas coisas. A do iPad até que dura razoavelmente bem, mas saiba que você pode sempre melhorar isso. Confira algumas dicas de como melhorar durabilidade da bateria do Tablet, seja ele iPad, Samsung Galaxy Tab, Motorola Xoom ou qualquer outro.

- Wi-Fi e Bluetooth – se não estiver utilizando, desative o wi-fi e o Bluetooth. Ambos ficam tentando se conectar o tempo todo e gastam muita bateria. O wi-fi procura um sinal de internet, já o Bluetooth fica procurando outro aparelho ou acessório para sincronizar. Para quê deixá-los ativados?

melhorar durabilidade da bateria do tablet

- 3G/4G – desative a rede de dados do aparelho. Se você deixa a rede de dados ligada, seus aplicativos vão ficar se conectando o tempo todo. Por exemplo o que acontece com aplicativo de email, que fica buscando emails novos mesmo sem abrí-lo. E para piorar, nem sempre o local em que você se encontra tem 3G, ou seja, ele irá se conectar em uma internet mais lenta, demorando ainda mais para puxar os emails.

desativar dados do iPad durabilidade bateria

- Brilho da Tela – a redução do brilho da tela é uma das coisas que mais contribui para durabilidade da bateria. Pode reparar que até quando você usa notebooks e netbooks na bateria, ele diminui automaticamente o brilho da tela. Alguns Tablets já vêem com sensor de luz automático, que reduz a luz quando você está em ambiente escuro para não prejudicar sua visão. Mas se você quer economizar bateria e não se importa de olhar a tela um pouco mais escura, diminua o brilho.

- GPS – desative o GPS. Ele busca sua localização e isso faz consumir bateria.

Essas são algumas dicas. Se mesmo depois de fazer esses passos sua bateria continuar acabando rápido, pode ser que existam aplicativos rodando no fundo, consumindo bateria. No Android dá para verificar gasto de bateria em “Battery Use” dentro de “Settings“. No caso do iPad, existem aplicativos que fazem isso, como por exemplo, o Activity Monitor Touch:

http://itunes.apple.com/us/app/activity-monitor-touch/id385619152




Comments

  1. Olá Tenho um Samsung Galaxy Tab com Android 2.2. Tem algum proble se eu deixar meu TAB o dia inteiro ligado? E a batéria pode ser recarregada com ele ligado? A bateria não tem durado muito, ele fica direto ligado no meu trabalho, com Google talk, facebook talk, g mail, e aplicativos de tempo ligado constantemente, quanto mais aplicativos em funcionamento mais consome a bateria conforme o texto, mas tenho um irmão que tem um I pad, bateria dele dura em torno de uma semana à 10 dia, o meu tenho que carregar uma 2 vezes por dia. E ele tem apenas 2 semanas, será que a bateria dele ja esta viciada? Ou é a internet mesmo e os aplicativos q sugam a bateria? Agradeço a atenção….

    Ingo

    • Tudo da Web says:
      Oi Ingo
      Acredito que a bateria do iPad tenha maior durabilidade que a do Galaxy Tab. De acordo com alguns sites, ela tem mais ou menos 7000 mAh, enquanto que a do Galaxy Tab tem 4000 mAh.
      Deixar a internet ligada com certeza gasta mais rápido, eu possuo um iPad e quando deixo wi-fi e 3G ativados, a bateria só dura um dia ou dois no máximo. O 3G gasta mais bateria que o wi-fi, por isso a própria Apple avisa “Observe que se você tiver um iPad com Wi-Fi + 3G e utilizá-lo para navegar na web, você poderá melhorar a duração da bateria usando uma rede Wi-Fi em vez de redes de dados celulares.“.

      E acho que não tenha problema nenhum em deixar o Galaxy Tab ligado o tempo todo, nem carregar ele ligado (só vai demorar mais tempo para carregar). De vez em quando dê uma reiniciada no tablet para parar todos os processos que estão abertos no fundo, eles contribuem para gastar a bateria.
      Abs